Como Deduzir do IR
Ao receber sua contribuição com a utilização do incentivo fiscal previsto na Lei Rouanet, a Fundação Osesp emitirá Recibo de Mecenato - documento que possibilita a dedução do Imposto de Renda devido.

O valor total das contribuições feitas dentro do ano fiscal, até a data limite estabelecida no Regulamento do programa Sua Orquestra (18/dez), deverá ser lançado em sua Declaração de IR (modelo completo).

Você terá direito a deduzir 100% da sua contribuição até o limite de 6% do IR devido, somadas as contribuições a outros projetos que também permitam a dedução fiscal (Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Lei do Audiovisual / FUNCINES / Fundos da Criança e do Adolescente). O excedente (se existir) não será deduzido.

Exemplo
Declaração Anual de Rendimentos:

IR devido R$ 10.000,00

Valor da contribuição (até 20/dez)

Dedução limitada a 6% do IR devido R$ 600,00
Novo IR devido R$ 9.400,00

SIMULADOR

Simule até quanto você pode contribuir para ter o valor 100% deduzido do seu IR devido.

Para outros esclarecimentos, consulte dúvidas frequentes ou ligue para a equipe do programa Sua Orquestra no (11) 3367 9580, teremos prazer em esclarecer todas as suas dúvidas.

1. Rendimentos Tributáveis
2. Deduções
     2.1 Previdência Oficial
     2.2 Dependente(s). Quantidade  0,00
O valor da dedução é R$ 1.974,72 anuais por dependente.
     2.3 Despesa com Instrução
Limitada a R$ 3.091,35 anuais para o titular e para cada dependente ou alimentando com os quais o titular efetuou despesas com instrução.
     2.4 Despesa Médica
     2.5 Pensão Alimentícia Judicial
     2.6 Outras Deduções
     2.7 Total das Deduções 0,00
Previdência Privada, FAPI e Parcela isenta de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão para declarante com 65 anos ou mais, caso não tenha sido deduzida dos rendimentos tributáveis. Carne-leão: Livro Caixa.
3. Base de Cálculo(1 - 2.7) 0,00
4. Imposto 0,00
    Demonstrativo da Apuração do Imposto
     Faixa da Base de Cálculo Alíquota  Valor do Imposto
     1ª faixa 0,00  Isento 0,00
     2ª faixa 0,00  7,5 % 0,00
     3ª faixa 0,00  15,0 % 0,00
     4ª faixa 0,00  22,5 % 0,00
     5ª faixa 0,00  27,5 % 0,00
     Total 0,00  --- 0,00

O limite de contribuição para dedução fiscal permitido pela Lei Rouanet é de 6% do imposto devido e igual a R$ 0,00 nesta simulação. Este limite é para a soma de contribuições realizadas nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e das Leis de Incentivo à Cultura, ao Audiovisual e ao Desporto.

Você pode se associar ao programa Sua Orquestra com no mínimo R$ 500,00

5. Dedução de Incentivo

5.1 Contribuição para o Programa
Sua Orquestra

5.2 Outras contribuições
6. Imposto Devido I (4 - 5)
7. Contribuição patronal Prev.
Social emp. doméstico
Contribuição patronal à Previdência Social paga pelo empregador doméstico, limitada a R$ 985,96 ou ao Imposto devido I (o que for menor)
8. Imposto Devido II (6 - 7)
9. Alíquota Efetiva - %
Percentual do imposto devido sobre os rendimentos tributáveis.

Observações:
• Este simulador foi desenvolvido com base na tabela progressiva para cálculo anual do Imposto de Renda da Pessoa Física - exercício 2016, ano-calendário 2015 , disponível no site da Receita Federal. Os cálculos são aproximados, podendo haver alguma divergência caso o valor dos rendimentos tributáveis, as deduções, seus limites, ou mesmo a tabela da Receita Federal, sofram alterações.
• As contribuições poderão ser deduzidas somente na Declaração Completa de Ajuste Anual (modelo completo).
• O benefício fiscal poderá ser utilizado no ano subseqüente ao dos aportes, desde que as contribuições sejam feitas até a data estabelecida no Regulamento do programa Sua Orquestra.
• Em relação à dedução com gastos relativos a ‘dependentes’ e ‘gastos com instrução’, os limites de dedução autorizados pela legislação vigente para o exercício 2016 são R$ R$ 1.974,72 e R$ 3.091,35, respectivamente.
• Os associados que não tiverem interesse em usufruir o benefício fiscal poderão aderir normalmente ao Programa, recebendo todos os benefícios referentes à categoria de associação.